Dicas sobre Dietas Saudaveis

Dietas Saudáveis
Muitas são as promessas das dietas de emagrecimento que aparecem em todo o momento pelos colegas de trabalho, amigos, familiares e principalmente pelas redes sociais. Mas quase nenhuma delas explica os prós e principalmente os contras das restrições alimentares que sugerem.


É essencial ficar atento ao equilíbrio nutricional das refeições durante a dieta, para evitar problemas como anemia, osteoporose e outras deficiências de vitaminas e minerais, a falta destes podem ocasionar unhas fracas e quedas de cabelo.

A deita saudável não deve provocar privação de um ou mais grupos alimentares. Como proteínas, gorduras e carboidratos. Ou seja, não é necessário cortar um grupo alimentar, o ideal é diminuir a quantidade de comida mantendo o equilíbrio entre os tipos de alimentos que irão ao prato e dando a dinda importância aos limites do corpo.

Dicas
Não fique muito tempo sem comer
Não fique sem comer por muito tempo, o ideal é fazer pequenos lanches entre as grandes refeições, pois ao ficar longo tempo sem se alimentar assim restringe energia e o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso. Além disso provavelmente a pessoa irá comer mais na próxima refeição.

Coma uma saladinha antes das principais refeições
Comer um prato de salada antes do almoço e do jantar é uma excelente maneira de controlar a fome e evitar exageros.

Comer uma fruta depois das refeições
Comer uma fruta depois das refeições aumenta o consumo de fibras, que é importante para a manutenção da sensação de saciedade por um período maior de tempo, também oferece ao organismo nutrientes importantes como vitaminas e minerais. E o melhor ao comer uma fruta depois das refeições evita de comer sobremesas super calóricas.

Prazer em Comer
Sinta prazer em comer, não se torne escravo de dietas e calorias, pois existem cada vez mais estudos que evidenciam que pessoas que se preocupam demais com a forma física tendem maiores oscilações de peso.

Alimentos Integrais
De preferência aos alimentos integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Troque a pão francês pelo integral, a farinha tradicional usada em pães e bolos por farinha integral, arroz branco pelo integral. Mas cuidado, os alimentos integrais apesar de conter mais fibras são mais calóricos.

Alimentos Frescos
De preferência a alimentos frescos, o ideal é que se evite alimentos industrializados, pois são ricos em sódio, gorduras, conservantes e corantes, assim você evita retenção de líquidos e não suja seu organismo com alimento prejudiciais.

Comer Devagar
As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Comer devagar, sem pensar em compromisso e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida.

Coma de Tudo
É muito comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não verdade. O prato com fonte de fibras, minerais, vitaminas é sem dúvida o prato mais saudável. O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise de uma dieta restritiva.

Estabeleça Metas para Semana
Estabelecer metas, pensar em longo prazo e criar um hábito saudável é muito importante. Dificilmente uma pessoa segue os hábitos saudáveis e come todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. O melhor é fazer metas para toda a semana. Com alimentos saudáveis como frutas, carnes, legumes e verduras todos os dias.

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